sábado, 20 de agosto de 2016

Família Paim: Origem, Historia, Brasão e mais

Fiz uma pesquisa completa, e agora finalmente temos a verdade sobre a família Paim E COM FONTES DE COMPROVAÇÃO. Porém, ainda temos muito a descobrir, se puder contribuir ficaremos grato. Comente, mas com fontes.

SIGNIFICADO DO NOME PAIM:

Origem do nome Paim: Inglês
Significado do nome Paim: Aquele que pageia a rainha.

DERIVAÇÕES/VARIAÇÕES DO NOME:

Paim, Pain, Pahim, Paine, Payne, Pynell, Pane, Payn.

HISTÓRIA:

Apesar de suas variações é certo que a verdadeira forma de escreve-lo é Payens.

Origem remota:
Suas origens mais remotas surgiram nos Vikings, com a grafia Payn, ocorrendo também as variações Payne, Paine, Pynell, Pane.
Com as inovações vikings na Inglaterra, a partir do ano 800, a família deslocou-se para lá, enraizando-se e prosperando. Com o passar do tempo foi alterando as grafias, mesmo sabendo-se tratar da mesma família. Até chegarmos aos Paim de Portugal.
Os ramos dos Paim assim como na Inglaterra, se mesclaram em sua nova pátria, e prosperaram. Alguns foram para as Ilhas Açoriana e outros se aventuraram além-mar, chegando em muitos ramos de mesma origem, mas de parentesco distantes.

Inglaterra:


(Coroa de nobreza Paim)


A ascendência dos Paim procedem de um fidalgo inglês "Sir Thomas Allen Paine", secretário imediato de Philippa de Lancaster, que a acompanhou a Portugal por ocasião de seu casamento com João I de Portugal.

Filipa de Lencastre
(Filipa de Lencastre — Foi uma princesa inglesa da Casa de Lencastre, filha de João de Gante, 1.º Duque de Lencastre. Quando tinha dezoito anos, foi-lhe atribuída a distinção inglesa da Ordem da Jarreteira. O que, anos mais tarde, contribuiria para sua imagem de rainha santa. Tornou-se rainha consorte de Portugal através do casamento com o rei D. João I, celebrado em 1387 na cidade do Porto, e acordado no âmbito da Aliança Luso-Inglesa contra o eixo França-Castela.)


Nesta viagem ele foi acompanhado por seus três filhos: Robert Payn, Vallentine Payn e N. de Pinto Payn. O primeiro tornou-se cônego da Sé de Lisboa e foi o responsável pela tradução do Cónfessio Amantis de Gower, o segundo foi o Pai de Isabel Paim e de Duarte Paim.

A ascendência de Thomás Allen Payne na Inglaterra não é conhecida, mas seguramente está ligada a coroa inglesa, e ele, possivelmente era um primo de Philippa de Lancaster, já que esta era bisneta de Matilda Pagan (Payn) de Chaworth (1282-1322) e de Henry Plantagenet (1281-1345). O pai de Philippa de Lancaster, João de Gaunt, teve por segunda esposa Katerina de Swimford a filha de Paim de Rouex. A família Paim na Inglaterra estava presente nas cinco famílias mais importantes da coroa inglesa dentre as vinte principais.

Paim Rio de Janeiro e Bahia:
Isabel Paim casou-se com seu tio N. de Pinto Paim e foi mãe de Rui Lopes Paim que nasceu em Lisboa em 1440, ela foi avó ainda de Cristovão Paim que se casou com Maria de Resende, filha de Afonso de Resende e Leonor Nunes. Cristovão e Maria foram para o Brasil em 1548 junto com a esquadra de Tomé de Sousa que veio ao Brasil para assumir o posto de Governador Geral do Brasil, e lá chegando se estabeleceu no bairro da Urca. Por volta de 1565 ele teria se envolvido com Estácio de Sá num conflito com os franceses com o intuito de expulsá-los do Rio, cujo tio, Mem de Sá se dirigira á Bahia para expulsar os mesmos franceses de lá. Parece que o bairro de São Cristovão deve seu nome á Cristovão Paim, o patriarca da familia Paim do Rio de Janeiro e da Bahia.

Paim Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai:
Quanto aos Paims do rio Grande do Sul, a sua origem procede do tio avô de Cristovão Paim, Duarte Paim que se casou em 1540 com Antônia Dias de Arce e Bruges, filha de Jacome de Bruges e de Sancha Rodrigues D'Arce, ambos donatários da Ilha Terceira nos Açores. Duarte Paim teve sua descendência, portanto, na Ilha Terceira, e alguns ramos nas ilhas de Fayal, de São Miguel e Graciosa. Destas ilhas sairam diversos casais para ocupar e colonizar terras portuguesas na África, Ásia e no Brasil. No caso do Brasil a destinação se deu pelo porto de Desterro (atual Florianópolis) que de lá se espalhou pelos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isto aconteceu no início do século XVIII (por volta de 1730), e o principal motivo foi o de ocupar as terras que eram assediadas pelos espanhóis, onde o foco principal foi o Rio Grande do Sul e Uruguai (antiga Sesmaria de Cisplatina), daí o motivo da atual Porto Alegre ser chamada á época como Porto dos Casais.

Ramo dos Paim em Portugal:
A família inglesa Paim veio a Portugal com a Rainha. D. Filipa de Lencastre, no serviço de secretário, Chomaly P., que teve foro de fidalgo na casa de D. João I, acompanhando-io seu filho legítimo Valentim P. e também seu rimão Roberto P., tesoureiro-mor, quie instituiu um vínculo em Santarém, no termo de Alcanede, sem dele haver mais notícia. Valenti P., fildalgo da casa de D. Duarte, a quem serviu, casou com D. Brites de Vasconcelos Badilho, senhor aragonesa que veio com a Rainha d. Leonor, e desse natrimónio teve Duarte P. e Isabel P., mulher de N...Pinot, pais deCristóvão Pinto de P., queve teve Carta de brasão de armas dada a 30 de Maio de 1533. Duarte P. sucedeu na casa paterna, serviu D. Afonso V foi comendador da Ordem de Sant'Iago,e recebeu-se com Antónia Dias de Arce filha herdeira de Jácome de Bruges, fidalgo flamengo capitão da ilha Terceira e primeiro povoador dela, e de sua mulher Sancha Rodrigues de Arce por cujo motivo serviu durante cinco anos de capitão de referida ilha, da qual depois, lhe tiraram o governo. Deste casamento deixou geração, que, assim como a de sua irmã, continuou o apelido Paim.

D. João I, o grande, rei de Portugal (1385-1433) que fortaleceu sua aliança com a Inglaterra casando-se com Felipa de Lancaster. De acordo com a Enciclopédia de Armorial Lusitano, Paim é de origem “inglesa da qual veio a Portugal em 1387 com a Rainha D. Felipa de Lancaster, irmã de Henrique IV, rei da Inglaterra e esposa do rei de Portugal, no serviço de secretário.
Duarte Paim sucedeu na casa paterna, serviu D. Afonso V., foi comendador da ordem de Sant´Iago e recebeu-se com Antônia Dias Arce, filha herdeira de Jácome de Brugas, fidaldo flamengo, capitão da ilha Terceira e primeiro povoador dela, e de sua mulher Sancha Rodrigues Arce, por cujo motivo serviu durante cinco anos de capitão da referida Ilha, da qual, depois, lhe tiraram o governo. Deste casamenteo deixou geração, que, assim como a de sua irmã, continuou o sobrenome Paim. “O neto Diego Paim, que veio servir no Brasil, retornando a Portugal. Brasil: No Rio de janeiro, registra-se a família de Jacques Paim (c1801-1839), que deixou geração de seu casamento com Josephine Paim. Ainda no Rio de Janeiro, já a família de João da Câmara Paim marido de Sebastiana de Bittencourt (c1735). Na Bahia registra-se a família de Antônio Luiz Barros Paim, 1º conferente de Alfândega em Salvador, 1881.

Ancestrais

A família Paim descente do Francês, natural de Champanhe, Hugues de Payens, que foi o idealizador, fundador e primeiro Grão-mestre da Ordem dos Templários de 1118 até 1136, quando veio a falecer na Palestina e sucedido por Roberto de Craon.


Confusões
Sir Thomas Allen Payne ou Chomally Paim?

Uma vez que ninguém parecia saber sobre Thomas Allen Paine, abaixo, talvez uma pista
Sua identidade vem do nome de seu filho, Valentine Paine, que casou-se com uma mulher portuguesa chamada Beatriz (ou Brites) de Vasconcellos Badilho. Este Valentim era um "fidalgo" do Rei Duarte de Portugal.
Talvez Valentim fosse um nome que vem dos antepassados ​​de Thomas Allen Paine
e alguém que faz lotes de Paine/Payne, etc, pesquisa na Inglaterra pode recordar que este nome mais original de Valentim.
Não sei se Thomas Allen Paine trouxe uma mulher para Portugal ou casou-se com uma mulher portuguesa uma vez que se estabeleceu lá. Isso seria importante, desde então Valentine seria certamente um nome vindo da Inglaterra e não da esposa possivelmente portuguesa de Thomas.
Quanto à corrupção de seu nome para "Chomaly" eu acho que tenho
o motivo. Por exemplo, quem nos referimos hoje como Pedro Annes foi anteriormente escrito como Pedrannes nos anos de 1500, e provavelmente antes (veja antigas ortografias de pessoas famosas como Pedro Annes do Canto). Assim Thomas Allen poderia concebivelmente tornar-se "Thomasallen> Chomallen> Chomaly .....
Isso me lembra que estou interessado em um Thomas Allen Paine, nascido, eu estimo, em 1355 na Inglaterra. Foi secretário de Philippa de Lancaster quando ela foi para Portugal casar-se com João I em 1387 (essa data é a base da minha estimativa sobre o seu ano de nascimento).
O nome PAINE/PAYNE mudou para PAIM (pronunciado PA-EEN) em Portugal, e a família figurava extremamente na história dos Açores, especialmente na ilha de Terceira. Alguém sabe quem foram os antepassados deste Thomas Allen Paine? Pelo menos uma referência portuguesa corrompe o seu nome a "Chomaly Paim" (pg. 414 do Lusitano Armorial). Fonte: http://archiver.rootsweb.ancestry.com/th/read/PORTUGAL/1998-06/0897153552 
SIr Thomas Allen Payne passou a ser chamado de Chomally Paim em Portugal.

Sir Thomas Allen Payne | História e Descendência

Thomas Allen Payne nasceu em 1355 na Inglaterra e morreu em Portugal, era tesoureiro e conselheiro de D. Filipa de Lencastre, sendo pai de Robert Payn, Vallentine Payn e N. de Pinto Payn
(https://www.geni.com/people/Thomas-Allen-Payne/6000000017381638210).

(Filho de Thomas) Valentine Payn: Nasceu em Lisboa, Portugal. Foi marido de Brites Vaz de Badilho e pai de Duarte Paim e Isabel Paim (https://www.geni.com/people/Valentine-Paim/6000000017381410439). Ele foi um fidalgo da casa de D. Duarte, a quem serviu, casou com D. Brites de Vasconcelos Badilho, senhora aragonesa que veio com a Rainha D. Leonor.

(Filhos de Thomas) Robert Payn: Foi tesoureiro-mor, que instituiu um vínculo em Santarém, no termo de Alcanede, sem dele haver mais notícia.

(Neto de Thomas) Duarte Paim nasceu em 1410  em Lisboa, Portugal, seu falecimento foi em 21 de Maio de 1499 em Lisboa, Portugal (Local de enterro: Lisboa, Portugal), foi marido de Antónia Dias de Arce e Bruges e pai de Diogo Paim, Antónia Dias d'Arce, Lucrécia Paim, Ana da Conceição Paim e Clara do Paraíso Paim (https://www.geni.com/people/Duarte-Paim/6000000017380995103).
Duarte Paim que se casou em 1540 com Antônia Dias de Arce e Bruges, filha de Jacome de Bruges e de Sancha Rodrigues D'Arce, ambos donatários da Ilha Terceira nos Açores. Duarte Paim teve sua descendência, portanto, na Ilha Terceira, e alguns ramos nas ilhas de Fayal, de São Miguel e Graciosa. Destas ilhas saíram diversos casais para ocupar e colonizar terras portuguesas na África, Ásia e no Brasil. No caso do Brasil a destinação se deu pelo porto de Desterro (atual Florianópolis) que de lá se espalhou pelos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isto aconteceu no início do século XVIII (por volta de 1730), e o principal motivo foi o de ocupar as terras que eram assediadas pelos espanhóis, onde o foco principal foi o Rio Grande do Sul e Uruguai (antiga Sesmaria de Cisplatina), daí o motivo da atual Porto Alegre ser chamada á época como Porto dos Casais.
Duarte sucedeu na casa paterna, serviu D. Afonso V foi comendador da Ordem de Sant'Iago,e recebeu-se com Antónia Dias de Arce filha herdeira de Jácome de Bruges, fidalgo flamengo capitão da ilha Terceira e primeiro povoador dela, e de sua mulher Sancha Rodrigues de Arce por cujo motivo serviu durante cinco anos de capitão de referida ilha, da qual depois, lhe tiraram o governo.

(Neta de Thomas) Isabel Paim: Isabel Paim casou-se com seu tio N. de Pinto Paim e foi mãe de Rui Lopes Paim e avó de Cristovão Paim que se casou com Maria de Resende, filha de Afonso de Resende e Leonor Nunes.

(Filho de Duarte) Diogo Paim  nasceu entre 1455 e 1507 em Terceira, Portugal. Seu falecimento foi em 15 de Outubro de 1541 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Branca de Ornelas da Câmara e Catarina da Câmara Homem, e foi pai de Catarina de Ornelas da Câmara, Cristovão Paim da Câmara, Duarte Paim da Câmara, Manuel Paim da Câmara, Jerónimo Paim da Câmara e mais um outro não identificado (https://www.geni.com/people/Diogo-Paim/6000000017380867654. Sua irmã Lucrécia Paim foi mãe de Francisco Paim de Melo e Duarte Paim de Melo (https://www.geni.com/people/Lucr%C3%A9cia-Paim/6000000017380406996).
Diego Paim, veio servir no Brasil, mas logo retornou a Portugal

(Filho de Isabel) Rui Lopes Paim: Nasceu em Lisboa, Portugal em 1440.


Filho de Rui Lopes
Cristovão Paim: Nascido em Portugal, foi marido de Maria de Resende. Ele se mudou com sua esposa para o Brasil em 1548 junto com a esquadra de Tomé de Sousa Cristovão para assumir o posto de Governador Geral do Brasil, e lá chegando se estabeleceu no bairro da Urca. Por volta de 1565 ele teria se envolvido com Estácio de Sá num conflito com os franceses com o intuito de expulsá-los do Rio, cujo tio, Mem de Sá se dirigira á Bahia para expulsar os mesmos franceses de lá. Parece que o bairro de São Cristovão deve seu nome á Cristovão Paim, o patriarca da família Paim do Rio de Janeiro e da Bahia.

Filhos de Diogo Paim:
Cristovão Paim da Câmara: Foi marido de Maria de Resende e pai de Tomás Paim (https://www.geni.com/people/Cristov%C3%A3o-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017381119368).
Duarte Paim da Câmara: Foi marido de Antónia de Resende e pai de Manuel de Ornelas da Câmara e Duarte Paim da Câmara.
Manuel Paim da Câmara: Nasceu na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Isabel de Ávila de Bettencourt e Filipa de Escobar Teixeira. Sendo pai de Diogo Paim da Câmara, Rui Gil Teixeira da Câmara, Simão de Ornelas da Câmara, João de Ornelas da Câmara, Sebastião Rodrigues Paim e mais outros 3 desconhecidos (https://www.geni.com/people/Manuel-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017382037014). 
Jerónimo Paim da Câmara:  Nasceu em 1525 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 4 abril 1594 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Isabel Lopes de Andrade Machado e pai de Francisco da Câmara Paim, Catarina da Câmara Paim, Branca da Câmara Paim, Inês de Andrade Paim e Manuel da Câmara Paim (https://www.geni.com/people/Jer%C3%B3nimo-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017381081757).

Netos de Diogo Paim:
Diogo Paim da Câmara: Nasceu entre 1502 á 1562 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 19 de Novembro de 1595 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal (Local de enterro: Praia, Cape Verde). Foi marido de Simõa Pamplona de Miranda e pai de Isabel de Ornelas da Câmara, Francisco Paim da Câmara, Maria de Miranda Pamplona, Cristovão Paim da Câmara, Ana da Câmara Paim e mais 3 outros desconhecidos (https://www.geni.com/people/Diogo-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017382001048).

Rui Gil Teixeira da Câmara: Nasceu em 20 de abril de 1566 em Lajes, Terceira, Portugal. Foi marido de Isabel Pereira Sarmento e pai de Simão Pereira da Câmara e Filipa da Câmara.

Simão de Ornelas da Câmara: Nasceu em 8 de Novembro de 1563 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Morreu em Horta, Faial, Açores, Portugal. Foi marido de Violante Vaz e pai de Francisco Vaz Paim da Câmara, Manuel Paim da Câmara e Simão de Ornelas da Câmara.

João de Ornelas da Câmara:  Nasceu em 4 abril 1568 em Lajes, Terceira, Portugal, e morreu em Terceira, Portugal.

Sebastião Rodrigues Paim: Nasceu em 21 de janeiro de 1571 em Lajes, Terceira, Portugal. Foi marido de Catarina Dias Machado, Ana de Airosa de Bulhões e Inês Gonçalves Machado, Sendo pai de Diogo Paim da Câmara, João Ornelas da Câmara, Manuel Paim da Câmara, Mateus Paim da Câmara, Sebastião Paim da Câmara e mais um desconhecido (https://www.geni.com/people/Sebasti%C3%A3o-Rodrigues-Paim/6000000017381752392).

Francisco da Câmara Paim:  Nasceu em 1567 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal, faleceu em 24 de Julho de 1643 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal (Local de enterro: Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal). Foi marido de Isabel de Sousa de Ornelas e pai de Francisco de Ornelas da Câmara Paim e Manuel Paim da Câmara (https://www.geni.com/people/Francisco-da-C%C3%A2mara-Paim/6000000017384504044).

Bis-Netos de Diogo Paim:

(Filho de Simão) Manuel Paim da Câmara: Nasceu entre 1570 e 1630 em Horta, Faial, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em Horta, Faial, Açores, Portugal. Foi marido de Maria da Silveira de Escobar e pai de Inês Paim da Câmara e Silveira e Manuel Paim da Câmara (https://www.geni.com/people/Manuel-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017381171974).

(Filho de Sebastião) João Ornelas da Câmara: Nasceu em 29 de janeiro de 1612 em S. Sebastião, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Luzía da Costa Machado e pai de Alexandre Paim da Câmara; Ana Paim da Câmara; Maria de Escobar Teixeira; António Paim da Câmara; Manuel Paim da Câmara e mais outros dois desconhecidos (https://www.geni.com/people/Jo%C3%A3o-Ornelas-da-C%C3%A2mara/6000000017382076604).

(Filho de Sebastião)  Manuel Paim da Câmara: Nasceu em 3 janeiro 1615 em S. Sebastiao, Terceira, Açores, Portugal, e morreu no Brasil (https://www.geni.com/people/Manuel-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017383483814).

(Filho de Francisco) Francisco de Ornelas da Câmara Paim: Nasceu em 12 de Outubro de 1606 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 28 de abril de 1664 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Filipa de Bettencourt de Vasconcelos e pai de Maria Vitória da Câmara, Braz de Ornelas da Câmara, Joana de Vasconcelos e Manuel Paim da Câmara de Ornelas (https://www.geni.com/people/Francisco-de-Ornelas-da-C%C3%A2mara-Paim/6000000017384393244).

Tri-Netos de Diogo Paim:
(Neta de Simão) Inês Paim da Câmara e Silveira: Nasceu em 22 de março de 1638 em Horta, Faial, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 29 de janeiro de 1722 em Horta, Faial, Açores, Portugal. Foi esposa de Paulo Machado Ferreira de Viveiros e Gaspar Homem da Silveira. Sendo mãe de Clara Paim da Câmara e Silveira, Isabel Paim da Câmara e Silveira, Maria Antónia Paim da Câmara e Silveira e António Machado de Viveiros (https://www.geni.com/people/In%C3%AAs-Paim-da-C%C3%A2mara-e-Silveira/6000000017381962644).

(Neto de Simão) Manuel Paim da Câmara: Nasceu entre 1608 e 1668 em Horta, Faial, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 22 de janeiro de 1672 em Horta, Faial, Açores, Portugal. Foi marido de Inês de Utra e Maria da Silveira e Pai de João de Ornelas da Câmara. (https://www.geni.com/people/Manuel-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017382037332).

(Neto de Sebastião) Alexandre Paim da Câmara: Nasceu em 16 de Dezembro de 1638 em S. Sebastião, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Leonor dos Anjos de Barcelos e Maria do Sacramento. Sendo pai de João de Barcelos da Câmara, Maria da Soledade da Câmara, Violante do Céu da Câmara, Duarte Paim da Câmara, Pedro Paim da Câmara e 1 outro desconhecido (https://www.geni.com/people/Alexandre-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017382893296).

(Neto de Sebastião) Manuel Paim da Câmara: Nasceu em 12 de Outubro de 1647 em S. Sebastião, Terceira, Açores, Portugal. Foi marido de Maria de Barcelos Machado e pai de Manuel Paim da Câmara, Alexandre Paim da Câmara e João Paim da Câmara (https://www.geni.com/people/Manuel-Paim-da-C%C3%A2mara/6000000017381595629).

(Neto de Francisco) Braz de Ornelas da Câmara: Nasceu em 10 de fevereiro de 1642 em Angra Do Heroismo, Terceira, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 4 de Junho de 1709 em Lisboa, Portugal. Foi pai de Teresa Josefa da Câmara; Francisco José da Câmara e Vasconcelos e Maria dos Prazeres.

(Neto de Francisco) Manuel Paim da Câmara de Ornelas: Nasceu em 22 de março de 1649 na Praia Da Vitoria, Terceira, Açores, Portugal. Seu falecimento foi em 2 de Agosto de 1693 em Santa Luzia, Pico, Açores, Portugal. Foi marido de Maria Paula Borges de Ávila Pereira e pai de Jerónima Maria Paim da Câmara e Sousa e Francisco Paim da Câmara e Sousa e Ávila (https://www.geni.com/people/Manuel-Paim-da-C%C3%A2mara-de-Ornelas/6000000003125458366).




CARTA SOBRE A CHEGA DA FAMÍLIA PAIM AO BRASIL

Documento sobre a vinda da Família Paim para o Brasil. O Bispo de Malaca, D. João Ribeiro Gaio, escreveu a seguinte quintilha dedicada a esta linhagem:

"João da vieja Castilha
maestros de Calatrava,
Sancho Pedro Padilha
Senhor de Nenna brava,
el Cid nocio nesta villa.


As suas armas são: De azul com três pás de prata em pala e alinhadas em faixa, acompanhadas de nove crescentes do mesmo; três invertidos em chefe; três montantes em ponta; e três deitados, alinhados em faixa, junto da parte média da pá mais próxima, os dois da direita voltados. Timbre: uma água estendida de negro, sainte. PADRÃO: A uma família deste apelido, cuja origem se ignora, deu o rei de armas em 1760 as armas concedidas a Diogo Cão, erro manifesto e só explicável pelo desejo de atribuir a tal família armas que se relacionassem com o nome, estando nestas circunstâncias as do mencionado navegador, sem necessidade de criar armas novas, cuja mercê, decerto, não era justificável neste caso. PAIM. Família inglesa da qual veio a Portugal com a Rainha D. Filipa de Lencastre, no serviço de secretário, Chomaly Paim, que teve foro de fidalgo na casa de D. João I, acompanhando-o seu filho legítimo Valentim Paim e também seu irmão Roberto Paim, tesoureiro-mor, que instituiu um vínculo em Santarém, no termo de Alcanede, sem dele haver mais notícia. Valentim Paim, fidalgo da casa de D. Duarte, a quem serviu, casou com D. Brites de Vasconcelos Badilho, senhora aragonesa que veio com a Rainha D. Leonor, e desse matrimônio teve Duarte Paim e Isabel Paim, mulher de N... Pinto, pais de Cristóvão Pinto de Paim, que teve Carta de brasão de armas dada a 30 de Maio de 1533."



TEORIAS:

Zumbi dos Palmares foi "casado" com uma Paim:
Uma consulta do Conselho Histórico Ultramarino de maio de 1698 confirma a prisão de uma suposta mulher de Zumbi, que o líder teria raptado e com quem teria tido filhos. O documento, que está no Arquivo Histórico Ultramarino, diz o seguinte: ''... quanto a Maria Paim, mulher branca que nomeava e tratava o dito Zumbi como seu marido e pai de seu filhos, deve-se entender que foi forçada, visto que levada contra a vontade de seu tutor, e assim não deve sofrer punição''.

BRASÃO A VENDA:

(Chomaly Paim, que teve o foro de fidalgo casa de d. joão I. de seu filho, Valentim Paim, fidalgo da casa de D. Duarte descende cristóvão pinto paim, que teve mercê da carta de brasão de ---da família, concedida em 1533, concedida por D. João III. Registrado no cartório da nobreza. Brasão: Franchado de prata e de negro, com um leão entrecambado, lampassado e armado de vermelho. Timbre: Um leão de entrecambado, armado e lampassado de vermelho.)

BRASÃO


Franchado de prata e de negro, com um leão entrecambado, armado e lampassado de vermelho. Timbre: um leão de negro, armado e lampassado de vermelho, ou o leão do escudo. 


TÍTULOS, MORGADOS E SENHORIOS:

Barões de Lacerda Paim
Condes de Alva
Marqueses de Santa Iria

ORDENS:

Damas da Real Ordem da Rainha Maria Luisa de Espanha
Grã-cruzes da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

CARGOS E PROFISSÕES:

Escritores
Fidalgos da Casa Real
Militares

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:

Portugal > Lisboa e Estremadura
Portugal > Açores
França > Ile de France
Brasil > Bahia

FONTES:

http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Paim/Portugal/idc/602777/lang/pt/
http://geneall.net/pt/familia/691/paim/
http://www.significado.origem.nom.br/nomes/paim.htm
http://orkut.google.com/c491031.html
https://encontrosdefamilias.blogspot.com.br/p/paim_9.html?showComment=1471707531577
https://www.myheritage.com.br/FP/genealogy-welcome.php?s=167207731
http://orkut.google.com/c220137.html
Dicionário das Famílias Portuguesas - Página: 278 (D. Luiz de Lancastre e Távora. Quetzal Editores. Edição: 2. Lisboa)
Dicionario Histórico Português: http://www.arqnet.pt/dicionario/paim.html
https://www.geni.com/people/Thomas-Allen-Payne/6000000017381638210
http://archiver.rootsweb.ancestry.com/th/read/PORTUGAL/1998-06/0897153552

119 comentários:

  1. Muito bom. Eu sou um Paim meu pai é meu avô e bisavô também
    Queria saber se vc tem informações sobre meu avô não o conheci pois morreu em 1998 e nasceu em 1904 se tiver algo sobre ele agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o nome dele ou de seus país e onde moraram?

      Excluir
    2. Muito tri essa linda história. Sou de Gravataí e carrego com muito orgulho esse sobrenome vindo do meu avô paterno.

      Murilo Dihl Paim-Gravataí/Rio Grande do Sul

      Excluir
    3. Queria saber se ainda tem parentesco vivos nas lhas dos Açores. Meu filho é bisneto de Idilia Paim. Ele mora na ilha Faial dos Açores. Ele casou com uma açoriana. Mora lá a 20 anos.

      Excluir
  2. Parabéns,
    Belo trabalho

    Marco Antônio Paim de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Meu pai é um Paim , queria saber se sabe de algo sobre Ranuvio Paim meu avô, ou algo sobre o Pai dele. Não sabemos o nome dele rs...

    ResponderExcluir
  4. me chamo Marcos vinicius lima paim sou de goiania , meu avo chama sebastiao maciel paim , e o pai dele , meu bizavo era da bahiaURANDI .. chamava augusto paim .. vou buscar saber o nome dele

    ResponderExcluir
  5. Sou descendente de João Paim da Câmara de Portugal, casado com Ana Joaquina, ela de Areias/SP.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Muito bom o trabalho! Minha dúvida é se vc tem alguma informação dos Paim do Centro Oeste. Minha família é praticamente toda goiana e eu queria saber por onde isso começou!

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe é Paim e veio de Minas Gerais ,da cidade de santos dumont

    ResponderExcluir
  8. Cara muito legal seu trabalho sou Eduardo do Nascimento Paim,meu pai se chamava Edigar da silva Paim e o sobre nome Paim vem do pai dele,meu avó se chamava Olégario Barcelos Paim,nasceu no Cavunge Feira de Santana,estado da Bahia,não sei o nome do meu bisavo mas era um delegado da região,se tiver alguma informação agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me nome é Alex Paim Oliveira
      Filho de Arnout Oliveira
      E Valdiria Paim Oliveira
      A origem vem de meus avós maternos
      Flora Andrade Paim
      Da Região de Amélia Rodrigues/ Feira de Santana e região

      Excluir
    2. Sou Roberto Paim filho de Valdemar Gomes Paim sendo ele filho de Heleodoro Paim natutal de Vacarias rio grande do sul

      Excluir
    3. Roberto, minha familia também é de Vacaria, meu avô e pai nasceram lá. Somos Paim de Campos

      Excluir
    4. Minha família por parte de mãe é Campos e do meu pai é Paim Schutz

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante as informações postadas no blog referente a família Paim, tbm levo o sobrenome dos Paim que são originários do Rio Grande Do Sul, Caxias do Sul e mediações. Meu Avô se chamava Edversino Vieira Paim e minha Avó Olga Da Silva Paim, alguma informação de alguma raíz dos mesmos?

    ResponderExcluir
  11. Olá! Me chamo Ana Cláudia Machado Paim, filha de Claudio Pessolano Paim. Meu avô chamava-se Marcos Fagundes Paim. Quando meu tio foi à Portugal, encontrou "Pains"(como você havia dito que vieram de lá). Gostei muito da sua pesquisa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal, meu nome: Vanderlei B. Paim. Natural de Alegrete-rs...
    A família paim agradece !

    ResponderExcluir
  13. Bom Saber um pouco da historia do nome Paim, Sou Paim Por parte do meu Pai, Jose Duarte Dias Paim, Filho de duas Geracoes Paim, Somos de Angola,Africa sera que tera alguma ligacao ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valentim Paim, teve seu filho Duarte Paim transferido de Portugal para a Ilha Terceira nos Açores, onde deixou uma farta descendência. Alguns destes descendentes migraram para o Brasil, outros para Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Australiia e Nova Zelandia. Portanto, suas raízes são as mesmas que as dos Paims do Brasil

      Excluir
  14. Tenho o sobrenome Paim.. gostaria de saber mais sobre o mesmo.. gostei da pesquisa mas queria saber sobre meu avô Neri Menezes Paim e o pai dele Teodoro dos Santos Paim.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns por tantas informações,formamos um grupo da família Paim e fiquei curiosa a respeito do brasão e com investigar. Adorei as informações. Moro em Goiânia mas o Paim vem de São Sebastião do paraíso,Minas Gerais. Meu avô e Pedro Paim. E temos uma extensa árvore já feita e catalogada. Quem quiser saber alguma coisa,estou a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leda,,
      Sou Paim, oriundo do RS, mas moro em São Paulo. Possuo um grande acervo sobre a família Paim do Rio Grande do Sul e do Mundo. Minha pesquisa e muito extensa e envolve toda a família Paim na Normandia (berço inicial) França, Inglaterra, Irlanda e Escócia, e posteriormente Portugal e Açores.
      Para amparar todo este material criei um blog, onde semanalmente estarei divulgando nova matéria sobre a família.
      Se tens interesse em conhecer a sua história e a de seus familiares. Acesse o blog "Alameda Paim - Onde você caminha com a sua história". Será um prazer recebê-la em meu blog, a você, e a todos os Paims,
      Ahttps://alamedapaim.blogspot.com/2018/06/as-origem-das-familias-paim-do-rio.html?spref

      Excluir
    2. Olá, meu nome é Carlos Souza, minha avó materna se chamava ALÍRIA PAIM DE OLIVEIRA, foi casada com JOAQUIM SOARES, e viveram na região do SERRO-MG. Os últimos relatos que ouvi é que era que sua família era do Espírito Santo, MG. Alguém sabe me dar alguma informação?

      Excluir
    3. Muito boa a matéria,sou de feira de Santana BA,filh f de Antônio Godofredo de Azevedo Paim neto de Isabel Paim , faleceu 2018 aos 109 anos nossa família vem de Saber Amaro

      Excluir
    4. Minha esposa é Lorena da Silva Paim

      Excluir
    5. Olá adoraria saber mais sobre a Família Paim
      Meu avô se chama João Maria Paim
      Do Rio Grande
      Meu nome é Kelita Paim

      Excluir
  16. Boa noite, muito interessante as informacoes, sou Paim do RGS meu avo era Paim, primo de FRANCISCO SOLANO LOPES CARRILLO Presidente do Paraguai porém não conheco sua origem.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite sou Elisabete Paim Nazaro dos santos gostaria de saber mais sobre minha origem meu avô materno chamava se Benedito Paim nazaro e minha mãe Maria natalina Paim Nazaro de Bragança paulista SP

    ResponderExcluir
  18. Boa noite sou Elisabete Paim Nazaro dos santos gostaria de saber mais sobre minha origem meu avô materno chamava se Benedito Paim nazaro e minha mãe Maria natalina Paim Nazaro de Bragança paulista SP

    ResponderExcluir
  19. Gente quanta honra de ter esse sobrenome Paim, ler todas essas informações me deixou muito feliz! Meu avô Paulino dos Santos Paim, foi um dos responsáveis pelo jantar de inauguração de Brasília em 1960, um dos cozinheiros de confiança de JK.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome e Bárbara Ferreira Paim... Gente quanta honra de ter esse sobrenome Paim, ler todas essas informações me deixou muito feliz! Meu avô Paulino dos Santos Paim, foi um dos responsáveis pelo jantar de inauguração de Brasília em 1960, um dos cozinheiros de confiança de JK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mais informações, sugiro visitar o Blog Alameda Paim https://alamedapaim.blogspot.com/

      Excluir
  21. Tbm sou Paim, mas sempre imaginei que a origem era italiana, pois minha mãe fora criada na colônia das Almas em Santa Maria RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Rosane Paim Dias, também sempre imaginei que meu sobrenome Paim era origem italiano minha mãe nasceu em Caxias do Sul RG

      Excluir
    2. Minha mãe se chamava Tereza Ribeiro Pahim sempre ouvia ela falar em colônia das almas Santa maria RS

      Excluir
  22. Meu bisavô era Lino Paim de Lajes SC uns dos homens mais ricos da região... queria saber mais sobre essa a liagem... em Lajes tem uma rua com o bome dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mais informações, sugiro visitar o Blog Alameda Paim https://alamedapaim.blogspot.com/

      Excluir
  23. Estou pesquisando sobre nosso sobrenome Paim as origens somos de Alegrete minha avó Maria Inês Paim e minha mãe Santa Catarina Paim é uma familia muito grande cada vez encontro mais familiares estou pesquisando as origens da nossa familia muito legal gostaria de conhecer todos boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mais informações, sugiro visitar o Blog Alameda Paim https://alamedapaim.blogspot.com/

      Excluir
    2. Boa noite, me chamo Izabel Cristina Paim Neves. Sou natural de Alegrete/RS. Meus avós maternos eram primos irmãos e se chamavam Marina Medeiros Paim e meu avô Waldomiro Alves Paim. Gostaria de saber mais informações sobre a família. Grata

      Excluir
  24. boa noite família eu sou gerro da família Paim e vivemos em angola queremos mais novidades sobre a família Paim vamos nós unir vai ser muito bom abraço para todos os Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mais informações, sugiro visitar o Blog Alameda Paim https://alamedapaim.blogspot.com/

      Excluir
  25. Poderia fazer um encontro nacional da família paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mais informações, sugiro visitar o Blog Alameda Paim https://alamedapaim.blogspot.com/

      Excluir
  26. Meu nome é Jussara Paim sou de salvador/BA, não conheci minha família Paim, sei o nome de minha avó Maria Rosa Paim de Santo Amaro da purificação na Bahia, se alguém conhece essa família gostaria muito de ter um contato.

    ResponderExcluir
  27. Sou Carlos Paim Sou príncipe ( meu Paim é rei dos reis) casado com primcesa Mirian Paim. RGS

    ResponderExcluir
  28. Achei muito interessante a historia da família Paim!!!

    ResponderExcluir
  29. Sou Luisa Paim. Tenho registros de meus antepassados até a 4 geração. Sou gauchg e meus avós; Alfredo Paim e Assuncao Paim eram do Inteior do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  30. Oi Luisa,
    Em meus registros tenho dois Alfredos Paim:
    1. Alfredo Alves Pahim, filho de Dinarte Alves Paim (1862- ) e de Etelvina de Sousa
    2. Alfredo Andrade Martins, filho de Velocino Paim De Andrade (03/08/1861-1933) e de Lúcia Meirelles Martins

    Não tenho nenhum registro de nenhum Assumção Paim. Para tentar identificar sua ligação em nossa árvore, seria necessário um maior número de informações. Nome dos Avós, Bisavós e Trisavós, se tiver, nome dos conjuges, melhor, locais e datas, ajudam. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ! Sou de Alegrete . O nome do meu avô paterno é Alfredo Alves Paim , filho de Dinarte Alves Paim .

      Excluir
    2. Oi Luiza,

      Desculpe a demora, estive envolvido com uma correção do livro de genealogia da família Paim que estou finalizando, e isto me absorveu totalmente nos últimos seis meses. Mas vamos lá:
      • Seu avô paterno Alfredo Alves Paim era casado com Zémaria Dornelles de Sousa, e filho de Dinarte Alves Paim (1862- ) e de Etelvina de Souza
      • Seu bisavô Dinarte Alves Paim, era filho de Antônio Veríssimo Paim (Gravataí 1813-10/06/1873 Alegrete) e de Maria Angélica De Abreu (Alegrete 1808-1884)
      • Seu trisavô Antônio Veríssimo Paim, era filho de Veríssimo José Paim Coelho (Angra do Heroísmo, Ilha Terceira 31/05/1785-25/10/1833 Alegrete), casou em Gravataí em 18/07/1810 com Ignácia Antônia Álvares (Maria Alves) (Gravataí 14/01/1793-25/04/1834)
      • Seu Tetravô Veríssimo José Paim Coelho, era filho de José Bernardo Coelho de Souza (06/10/1761-1854) e de Maria Bernardo Laura Benedicta (Laureana Maira Bernarda Benedicta ou Laureana Laura Bernarda Benedicta)
      • Seu Pentavô José Bernardo Coelho de Souza (06/10/1761-1854), era filho de Antônio José Coelho de Souza Delgado (Casa do Outeiro 18/07/1719-26/07/1776 Casa do Outeiro) e de Custódia Maria Alvares Coelho Furtado (Cête 25/01/1727-01/011808 Casa do Outeiro). José Bernardo era natural de Portugal, padre por formação, filho e sobrinho de padres, e pai de José Paim Coelho de Sousa, primeiro padre de Alegrete, e, irmão de seu tetravô.
      • Seu Hexavô, Antônio José Coelho de Souza Delgado, possui ascendência que conduz á Roque coelho I (1495- ) e Inês de Beça, seus 13° avós. Sua esposa Custódia Maria Alvares Coelho Furtado possui ascendência que conduz a Diogo Fernandes Cabral, prior de... (1450-1520), "irmão de Pedro Alvares Cabral", o descobridor do Brasil, ambos filhos de Fernão Cabral, 4º senhor de Az... (Belmonte Portugal 1427-1492) e de Isabel de Gouveia de Queiroz (1433-1483), seus 17° avós.
      • Sua trisavó Maria Angélica de Abreu, era filha de Cândido José De Abreu e de Guiomar Nunes Coelho, e neta paterna de José De Barão de Cerro Largo Abreu e de Maria Feliciana Da Baronesa de Cerro Largo Silva. A ascendência a partir dai, poderá ser investigada e levantada por você se houver este interesse.
      • Sua Tetravó Ignácia Antônia Álvares (Maria Alves), era filha de Manoel José Alves (Desterro SC 1768-10/06/1847 Porto Alegre) e de Bernarda Gonçalves Dos Santos (S Antonio RS 1772-1851 Porto Alegre).
      • Seu pentavô Manoel José Alves, era filho de Manuel José Nunes (Praia da Vitória, Ilha Terceira Açores 1735- ) e de Francisca Rosa (Açores 1740- ), ambos com ascendência levantada e conhecida.
      • Seu Hexavô Manuel José Nunes, era filho de José Nunes De Ávila (Ilha Terceira 1704 - ) e de Mônica Josefa De Assumpção (Ilha Terceira 1700><1715 - ), neto paterno de Pedro Enes Diniz (Ilha Terceira - ) e de Maria De Ávila (Ilha Terceira - ) e neto materno de Bartolomeu Dias De Oliveira (Ilha Terceira - ) e de Maria Da Costa (Ilha Terceira - ).
      • Sua pentavó Maria Bernardo Laura Benedicta (Laureana Maira Bernarda Benedicta ou Laureana Laura Bernarda Benedicta), era filha de Manuel Gonçalves (I Terceira 1715-1790 Rio Pardo RS) casou em 1739 e de Maria Simões Agada (I Terceira 1709-1799 Rio Pardo RS).
      • Sua Hexavó, Maria Simões Agada era filha de João Dias Peixoto, filho de João Dias Netto ( -1686) e de Agada Da Costa e sem mais ascendentes, e de Francisca do Espírito Santo, filha de Mateus Fernandes De Avila e de Ana Mendes.
      • Seu Hexavô, Manuel Gonçalves, era filho de Manuel Gonçalves, Farrapão (casou com Maria Clara em 1713) e de Maria Clara De São Luís.
      • Seu heptavô Manuel Gonçalves Farrapão, possui uma ascendência muito bacana, era bisneto de Gaspar Lourenço Machado (aprox. 1540- ) e de Paula De Freitas.

      Excluir
    3. • Gaspar Lourenço Machado, seu 10° avô, era neto de Afonso Lourenço (Évora, Portugal 1518- ) e da Marquesa Gonçalves Machado ( Ribeira Seca, Ilha Terceira 1525- ).
      • Sua 12° avó, possui uma ascendência que conduz ao Conde Henrique de Borgonha (1066-1093) e sua esposa Teresa Henriques, mãe Afonso Henriques o primeiro Rei de Portugal (1080-1130), a filha de Afonso VI de Leão e Castela, seu 27° avô.
      • A partir de seu 27° avô o céu é o limite, sua ascendência está totalmente levantada, passando por Carlos Magno, Rei Arthur, José de Arimatéia Marco Antônio e Cleopatra, Alexandre o Grande, Nabucodonosor, Darius Ciro, Abrãao, Isaque e Jaco. Noé e seus filhos Ham Set e Jafé, e até chegar e superar a Adão.
      Com estes dados básicos que lhe passei, e o meu livro que lançarei no início do próximo ano, você conhecerá toda a sua ascendência até sua 197° geração.

      Visite meu blog: HTTPS://alamedapaim.blogspot.com você verá muita coisa que irá lhe interessar

      Excluir
  31. Excelente trabalho. "Sou descendente do fundador da ordem dos Templários"!!!! Meu nome é Alexandro arboit paim de Caxias do sul. Meu pai veio de bom Jesus RS. Muito obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex,
      A descendência de Hugh de Payens, fundador dos templários, não é conhecida, e a apresentada na internet, foi muito mal elaborada e artificialmente construída, mas você tem ancestrais muito importantes como Rollo I duque da Normandia, neto de Eystein Ivarsson, conde de Hedmark (800-870) e de Aseda Rognvaldsdatter, condessa de Oppland (812-875), o mais importante Viking e patriarca desta dinastia.

      Excluir
  32. há anos pesquiso sobre os pains tb kkk quase todas as informações conferem, a unica que não é a origem do nome: paim, viria da palavra pain, que inglês significa dor, seriam originalmente vikings... assino paim por causa da minha mãe, mas meu pai tb era filho de um paim embora ele não assinasse... ambas do rio grande ao sul... seriam por parte de mãe: alfredo alves paim e por parte de pai: adelia martins paim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente você é parente da Luiza (veja acima), para quem respondi, veja minha resposta, irá lhe interessar. Ela era neta de Alfredo Alves Paim, anteriormente apresentado.

      Excluir
  33. Sou Vanderlita Paim Sturiao Magé/RJ,até hoje só sabia que eramos de origem portuguesa.Já encontrei alguns PAIM's,mas ninguém sabia de tais informações.Gostei muito dos comentários.


    ResponderExcluir
  34. Olá meu nome é Fernanda Paim D sou da Bahia adorei saber mais sobre a história dos Paim

    ResponderExcluir
  35. Oi:sou paulina paim!
    Gistaria de saber se tem como localisar o antepassado mau avo e de seus irmao,eles nasceram,em roma (capital da italia)e vieram para o brasil,meu avo era fabriciano paim e seu irmao francisco paim e o outra nao lembro o nome dele: chegaro na idade de 18anos e19e17anos
    Eram filho,de italiano com ingras.

    Tem,com encontraum resposta,sobre eles?
    Um ficou;em mato grosso do sul e la faleu, esse, o meu avo o sue irmao foi para o riu grande do sul e o outro foi para sao paulo.
    Se puder? me reponder agradeco desde ja..




    ResponderExcluir
  36. Como conseguir cidadania britânica

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, que trabalho fantástico! Sou Luciano Paim de Campos, filho de Lori Paim de Campos e neto de Boamar Paim de Campos, ambos de Vacaria RS. Alguém de Vacaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família do meu pai sobrenome Paim Schutz de Vacaria, família da minha mãe sobrenome Campos

      Excluir
    2. Meu avô Bernadino de Oliveira Paim (de vacaria) não sei nada sobre sua origem.

      Excluir
  38. gostaria de saber,minha Vó,chamava Emídia Pain casa com meu Avô Inácio Pereira Quadros...de Santa Maria ,morava em uma imensa Fazenda e faleceu jovem

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Que bacana!
    Em minha família herdei o sobrenome dos meus avós paternos. Família com origem no Rio Grande do Sul.
    Sempre quis conhecer a fundo minha linhagem mas não sei por onde começar...

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde,me chamo Adaltro santos Paim,sou de Salvador Bahia,meu avó se chamava Euclides Soares Paim,Se puder me ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, sou Jussara Paim de Oliveira sou de Salvador/ BA, meu Paim vem de minha mãe Jandira Paim Oliveira, filha de Maria Rosa filha de Santo Amaro da Purificação/BA. Gostaria de saber mais sobre minha família pois não conheço ninguém. Minha mãe foi criada por outra família.

    ResponderExcluir
  43. Fiz a árvore genealógica a partir de meus tataravô vou disponibilizar .quem sabe nos encontramos

    ResponderExcluir
  44. Sou neto de Pedro paim Pamplona da região centro oeste de minas gerais (pains).

    ResponderExcluir
  45. Oi meu nome é Anderson sou do Matogrosso do sul da cidade de Corumbá,e a minha avó é Jenir Paim ela veio da cidade de Porto mortinho-ms até onde eu sei o pai dela era do Rio Grande do sul isso é até onde eu sei, gostaria muito de saber mais sobre o meu avô pai da minha avó-paterna jenir Paim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Corumbá também !
      Meu avô se chamava fabiano paim , minha avó era cirila Jerusalém castilho paim !
      Meu paim se chamava gregário castilho paim e minha mãe Juliana de Arruda Paim !

      Excluir
  46. Bom dia .sou pain de Getúlio Vargas rs .sou neto de Adançio paim e placidina Nunes paim.filho de Avelino paim .alguém que seja desta decendecia.

    ResponderExcluir
  47. Sou Paim , parte de minha mãe, meus avós,se chamavam Máximo Gomes Paim , gostaria de saber mais., Minha mãe e OtíliaRodrigues Paim ,irmãos Pedro Rodrigues Paim , João Rodrigues Paim,Judite, macimilha, Maria , Antonio, vinina ,lembro que minha mãe falava de um tio Alfredo Gomes Paim , De Lagoa Vermelha. Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Meu avó era João Rodrigues Paim e tinha uma irmã chamada Otilia ..

      Excluir
  48. Parabéns Mariano pelo excelente trabalho de pesquisa com sobrenome PAIM.Sou WALDIR XAVIER PAIM,filho de MIGUEL JULIO PAIM e IRACEMA XAVIER PAIM,todos naturais de VACARIA-RS.Resido em MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família do meu pai é José Paim de vacaria

      Excluir
    2. Meu avô é Bernadino de Oliveira Paim veio de vacaria e casou com minha avó.

      Excluir
    3. Meu avô Bernadino de Oliveira Paim de vacaria também, não sei muito sobre a família dele em vacaria

      Excluir
  49. Hi, My name is Sebastian De Sousa Paim, I live in Windhoek capital of Namibia, a country very close to South Africa, I am from Luanda (Angola), My Father's name was Apolinario De Sousa Paim and my Grandfather was Manuel De Sousa Paim. I would like to have more information regarding the arrival of the Paim family in Angola, perhaps in the 1980's.

    ResponderExcluir
  50. Hi, My name is Sebastian De Sousa Paim, I live in Windhoek capital of Namibia, a country very close to South Africa, I am from Luanda (Angola), My Father's name was Apolinario De Sousa Paim and my Grandfather was Manuel De Sousa Paim. I would like to have more information regarding the arrival of the Paim family in Angola, perhaps in the 1980's.

    ResponderExcluir
  51. MEU AVÔ E MINHA AVÓ ERAM PAIMs, então sou Paim 2X , Sou da Bahia ,eles eram da região de Santo Amaro, Conceição do Jacuípe, Riachão do Jacuípe.

    ResponderExcluir
  52. Sou da familia Paim da Bahia, Salvador. sabes dizer quando se deu a familia Paim na Bahia. Meu avô Raimundo Paim e avó Maria Augusta Paim

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pelo seu trabalho.
    Sou António da Conceição Fernandes Prado Paim, filho de Domingos Fernandes Prado Paim Neto e neto de António da Conceição Paim.
    Sou de Angola, África.
    Procuro faz tempo saber da chegada dos Paim em Angola.
    Sempre me passaram a informação que o nosso ascentral viera do Brasil.
    Temos uma comunidade grande e forte e gostaria da sua ajuda elucidando-me sobre os Paim que aportaram á Angola.
    Obgdo e um abraço.

    ResponderExcluir
  54. Avô - Almir Paim Espíndola
    Bisavô - Moreno Paim
    trisavô - Ildefonso Paim
    tataravô - José Paim

    Consegue me ajudar com mais informações ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Paim deve ser meu parente, meu pai era José Egon Paim

      Excluir
  55. Estou apaixonada por este seu estudo! Parabéns!!! Como posso obter mais informações sobre os meus ancestrais? Meu avô se chamava Ricardo de Paula Paim, nascido em Teresópolis/RJ. Meu contato sheilapaim@gmail.com . Obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Que legal amei,vc consegue ver pra mim sobre o meu avô, ele se chamava Manoel de paula paim,Teresópolis RJ...jessicacapaaim72@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Somos parentes pois o seu avô era irmão do meu avô Ricardo de Paula Paim, também de Teresópolis.

      Excluir
  57. Família Paim
    Brasão Domínio Público
    https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4162407
    PT-TT-CR-D-A-001-20_m0055.TIF
    ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Armoarial Portugues, Helms, Heraldica, Brasões das Famílias Portuguesas. Apelidos Portugueses! http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4162406

    ResponderExcluir
  58. Muito bom!Bem interessante sou Paim,nasci em Bom Jesus,Rio Grande do Sul...

    ResponderExcluir
  59. Olá, bom dia!! Meu nome é Márcia, tenho 36 anos, minha mãe se chamava Cústodia Batista, ela já morreu e nunca consegui encontrar meu pai. Mas eu lembro que ela falava em um nome de "Arlindo Paim". Nossa cidade natal é São Joaquim/SC. Se alguém conhecer alguém com esse nome, por favor entrem em contato comigo. Minha intenção é apenas saber as minhas origens. Sempre sofri muito e ainda sofro com essa situação. Mas não faço idéia de como achar ele. Vou deixar aqui todos os meus contatos. Meu nome completo é Márcia Batista Tomé, meu contato (54)99610.3165. Atualmente moro em Passo Fundo/RS. Meu e-mail: marciabatistatome@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Márcia,

      Em meu Blog https://alamedapaim.blogspot.com/search?q=Arlindo encontrei os seguintes registros:

      3.1.9. Antônio Ulisses Alves Pahim (27/10/1861-1921), casou com Maria Alves Pahim, filha de João Alves de Medeiros e Feliciana Alves da Silva. Juntos foram os pais de:
      3.1.9.1. Universina Alves Pahim (1889- ), casou em 01/05/1918 com Brandino José de Souza (1890- ), filho de Franklin José de Souza e Vicentina de Souza Trindade.
      3.1.9.2.Menino (01/05/1890- ).
      3.1.9.3.Arlindo Alves Pahim (1890- ), casou-se em 01/07/1922 com Ibralima Fisher.
      3.1.9.4.Ezaltina (1892- )
      3.1.9.5. João Antônio (1893- )
      3.1.9.6.Abrilina (09/04/1894- ).
      3.1.9.7. Orendina (1896- ).
      Como vê, o 3° filho se chama Arlindo, no entanto, talvez após o relacionamento com sua mãe, se casou com outra senhora. Pode ser o mesmo? Talvez? Creio que com o seu nome completo e o de suas irmãs, sua busca pode tornar-se mais fácil.
      É importante salientar, no entanto, que quando você nasceu, ele já estaria com aproximadamente 86 anos (talvez 1 filho ou neto dele).

      Marco Antônio

      Excluir
    2. Veja este no site Geneaal: http://pagfam.geneall.net/2669/pessoas.php?id=1142027

      Excluir
  60. Me chamo Rosane Paim Dias
    Sou filha de Fredolina Paim Dias, somos de Cascavel Paraná
    Minha mãe nasceu em Caxias do Sul

    ResponderExcluir
  61. Gostaria de encontrar parentes Paim

    ResponderExcluir
  62. Aqui é Jorge Paim Rocha . É muito fascinante a história dos Paims . O meu avô materno se chamava Reginaldo Comerciante de uma cidade chamada Pojuca no estado da Bahia .

    ResponderExcluir
  63. Sou Paim e tenho muito orgulho de carregar esse sobrenome sou muito feliz pois tenho amigos e família e etc... Minha mãe é Paim e toda sua família também

    ResponderExcluir
  64. Todo ano minha família faz uma festa.A festa da família Paim

    ResponderExcluir
  65. Meu nome de solteira era Sonali de Paula Paim. Estes ancestrais europeus explicam os olhos claros dos meus três irmãos. Os meus são castanhos com umas "rajadinhas" longe de verde. É o que me coube! Adorei esta pesquisa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  66. Sou Nilton Canto PAIM de Santa Maria. Meu pai era Jorge de Oliveira Paim e minha mãe Clélia Canto paim. Meu avô era Izidoro Bittencourt Paim e minha vó era Aldomira Dias de Oliveira. Meu bizavo era da região da cisilia na Itália. Meu avô foi para Portugal, região de Açores. Depois viram para Santa Maria, onde meu pai casou com a dona Clélia; onde meus avós por parte de mãe, eram de Corrientes - Argentina. Estou a algum tempo tentando a Árvore Genealogica. Vamos ver.

    ResponderExcluir
  67. Sou Carlos Paim de Angola, filho de Sidónio Paim, Neto de Manuel Lopes Sousa Paim, bisneto de Estácio de Sá Miranda Paim e trisneto de Manoel Lopes de Sousa Paim, gostaria de saber de o de vieram meus antepassados para Angola

    ResponderExcluir
  68. Sou neto de Eny da Cunha Paim que era filha de Antônio Rodrigues Paim que por sua vez era filho de Timóteo Paim.
    Gostaria, se possível, de contar com mais informações sobre minha ascendência do ramo Paim.

    ResponderExcluir
  69. sou neta de adão trindade paim de santa maria rio grande do sul,gostaria de saber da minha familia pois não sei de nada da familia.agradeço

    ResponderExcluir
  70. Minha mãe se chamava Amazile Paim de Castro, sua mãe Vita Paim de Castro, naturais de Marquês de Valença no Estado do Rio... informações eu agradeço.

    ResponderExcluir
  71. Meu avó se chamava João Evangelista Paim, filho de José Gonçalves Paim e Laurinda Rodrigues. Minha família é de São Sebastião do Passé, Bahia. Também tenho tentado buscar mais sobre as minhas origens.

    ResponderExcluir
  72. Orgulho em ser Paim, meu Sobrenome é Paim por parte de Pai, meu avô paterno era Paim, vindo de M.G, divisa com a Bahia, provavelmete somos do ramo dos Pains que desembarcaram pela Bahia

    ResponderExcluir
  73. Boa noite, faço parte da Família PAINES/PAYNES,e gostaria de saber se fazemos parte da mesma família,mesma origem,nossas histórias se cruzam em diversos aspectos e somos variantes uns dos dos outros,foi feito uma matéria sobre a origem da família mas é algo extremamente raso:https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2016/10/final-de-semana-sera-de-encontros-das-familiaspaines-escheeren-e-de-turma-de-ex-soldados-8088381.html
    O descendente mais antigo que achei foi com o nome Joaquim/João Paines Duarte, gostaria de saber se podes me ajudar

    ResponderExcluir
  74. Minha avó materna se chamava Margarida Paim, era da Bahia
    Queria saber se ainda tem algum parente por lá

    ResponderExcluir
  75. Meu avô Bernadino de Oliveira Paim, natural de vacaria/RS . Gostaria de saber sobre a origem da família em vacaria.

    ResponderExcluir