domingo, 23 de abril de 2017

Ramo Central Família Paim

O ramo principal da família Paim é de Urca, Rio de Janeiro. Abaixo segue uma mensagem deixada por Eduardo Paim Bracony do ramo principal em uma comunidade no orkut.

Eduardo Paim Bracony - 3 de novembro de 2006
VERDADEIRA ORIGEM - "PAIM"
PAIM - NOSSOS AVÓS
Sou EDUARDO PAIM BRACONY
Sou do bairro da Urca, cidade do Rio de Janeiro-RJ, neto de ARY RUY PAIM e LUIZA ROSSO PAIM , pertenço ao ramo central da familia PAIM por sucessão direta de primogenitos do sexo masculino que veio para o Brasil, vindo de Portugal por ocasião da fundação da Cidade do Rio de Janeiro no século XV.
Por ocasião da comemoração do 4º Centenário da Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950 coube-me participar do desfile das familias fundadoras da cidade no Aterro da Glória (Rio), portando o pavilhão com o Brasão da familia - Leões negros lampassados com prata.
Existe um único exemplar, um livro no cofre do Museu da Republica com a história e origem sucessória de nossa familia, com a árvore genealógica até o meu nascimento em 1944.
O avô de meu avô foi professor de Dom Pedro I por ocasião da vinda da familia real portuguêsa para o Brasil quando da invasão francesa em Portugal (Napoleão).
Por meu avô, soube em 1970, que um seu tio avô caçula, parece que de nome João, emigrou para o Rio Grande do Sul no século 19 dando origem ao ramo sulista de nossa familia e que outro grupo familiar existia na Africa, por emigração de Ingleses com o sobrenome Paine, que por um registro errado de cartório virou "PAIN" e dai com erros subsequentes PAIM, mas que não é de nossa familia.
Nosso ancestral teve como primeiro registro no Brasil sua presença e moradia no bairro da Urca a partir de 01/03/1565, quando foi fundada a cidade do Rio de Janeiro nesse local.
Em 1568 assumiu como Governador da Cidade do Rio de Janeiro SALVADOR CORREA DE SÁ, que levou um dos filhos mais moços de nosso ancestral para Salvador-BA dando origem ao ramo baiano. Anos mais tarde um outro Paim, Honorato José de Barros filho mais novo de Honorato Antonio Paim (do ramo principal que ficou sempre no RJ) migrou também para a BA e veio a ser nomeado em 1831 como Presidente da Provincia da BA por D. Pedro. O primogenito ficou no RJ recebendo o titulo de Barão de Paim ; assim:
RAMO CENTRAL RJ - Original emigração Portugal para Brasil(1565)/ RAMO RS - Migração do RJ para o RS século 19 / RAMO BA - Migração Sec. 15 (1568) do RJ para BA.
ARY RUY PAIM, já citado anteriormente na realidade chamava-se ARY RUY DUARTE PAIM, descendente direto de Cristovão Pinto de Paim, que teve sua carta de brasão de armas dada pelo rei Don Afonso V, a 30 de maio de 1533 (O conhecido brasão com os Leões).

Fonte: http://orkut.google.com/c220137-t340b0177aeda17ce.html
http://orkut.google.com/c220137-td46a83d6c7644b6e.html

Um comentário:

  1. Boa noite!!! Meu bisavô o Cel. Laurindo Paim, firmou residencia em São José dos Ausentes R/S. Terras que iam de Vacaria / RS a Aparados da Serra, divisa com Santa Catarina. Total de 100.000 metros quadrados de campo. Att., Erlon Paim

    ResponderExcluir